Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Plantão de Notícias das 10h

1. Governo estuda criar "comissão da verdade"

O governo federal vai decidir hoje sobre a criação de uma "comissão da verdade" para investigar violações aos direitos humanos ocorridas no período da ditadura militar (1964-1985), disse ontem o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.

O tema faz parte de projeto do novo programa nacional de direitos humanos, que será debatido em reunião hoje entre Vannuchi, o presidente Lula e o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
----------------------------------------------------------------------------------------

2. Volta da exigência de diploma a jornalista tem apoio de relator

Com parecer favorável, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deve votar amanhã proposta de emenda constitucional que tenta reativar a exigência de diploma de jornalismo para o exercício da profissão.

Relator do assunto, o deputado Maurício Rands (PT-PE) deu parecer favorável ao retorno da obrigatoriedade, derrubada pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal em junho.
----------------------------------------------------------------------------------------

3. Gilmar: Lula e Dilma estão testando Justiça Eleitoral

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse ontem que as viagens da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para visitar obras do PAC devem ser examinadas pela Justiça Eleitoral. Para ele, muitos atos ditos como de governo têm características de antecipação de campanha política — Dilma é a candidata de Lula e do PT à Presidência em 2010. O ministro não quis fazer juízo de valor sobre eventuais irregularidades nas ações do governo federal, mas disse que nem a pessoa mais ingênua acredita que se trata de fiscalização de obras.
-----------------------------------------------------------------------------------------

4. Suplicy pede desculpas a Tuma

O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), decidiu encerrar a investigação preliminar que abrira na semana passada sobre o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) por causa da cueca vermelha usada pelo parlamentar por cima do terno. O senador petista vestira a peça a pedido de Sabrina Sato, ex-BBB e uma das apresentadoras do programa “Pânico na TV”, da Rede TV!. Tuma tomou a decisão depois que Suplicy ligou para ele, na sexta-feira à noite, se desculpando pelo gesto e argumentando que não tivera intenção de ofender colegas ou denegrir a imagem do Senado.
-----------------------------------------------------------------------------------------

5. Indicado do PRB é o mais novo ministro

O secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto, toma posse hoje como ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Às vésperas de completar 70 anos, no próximo dia 30, ele teria que se aposentar compulsoriamente ao atingir o limite de idade de servidor público. O limite não vale para o cargo de ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário