Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Hoje é dia 19 de Agosto.

Dia...
... do Ator
... da Fotografia
... da Criação da Comarca de Curitiba
... Nacional do Orgulho Lésbico

Santo do dia
São João Eudes

Fatos que marcaram o dia
1662

Morreu aos 39 anos o filósofo, escritor e matemático francês Blaise Pascal.
1953
Os Estados Unidos apoiaram o golpe que derrubou o primeiro-ministro do Irã, Mohammad Mossadeq. O general Zahedi assumiu o poder.
2004
Foi ao ar o comercial de despedida do Garoto Bombril, imortalizado pelo ator Carlos Moreno. Ele foi criado em 1978 pelos publicitários Washington Olivetto e Francesc Petit para as propagandas da marca de palha de aço.

Curiosidade do dia
Hoje é aniversário do ator Marcos Palmeira. Depois que seu pai, o cineasta Zelito Viana, filmou Terra dos índios, quatro xavantes aportaram em sua casa. Marcos fez amizade com eles e resolveu passar dois meses na aldeia xavante, em Mato Grosso. Cortou o cabelo igual ao dos índios, encheu-se de pulseiras e colares, caçou, pescou e foi batizado com o nome indígena de Tsiwari, que significa "sem medo". Entusiasmado com a causa indígena, Palmeira trabalhou durante um ano no Museu do Índio e visitou a aldeia dos araras, no Pará. Nessa expedição, ficou revoltado com o descaso da Funai por aquela aldeia. Voltando ao Rio, deu entrevistas denunciando a Funai, sua empregadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário