Páginas

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Plantão de Notícias 9h.

1.) Fernando Haddad diz que RN inspirou formação dos Ifets.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o antigo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio Grande do Norte inspirou a migração para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ele também disse que o IFRN é um dos melhores do país pelo Enem (Exame Nacional de Ensino Médio).

“Quando nós migramos do Cefet, um dos exemplos que inspiraram o novo modelo foi justamente o que se fazia aqui”, disse, elogiando a “competência e agilidade” com que os potiguares apresentam projetos ao Ministério da Educação – o Rio Grande do Norte foi o primeiro estado a entregar o plano de expansão antes do prazo previsto.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2.) Lula inaugura IFRN e diz que é o presidente que mais investiu em Educação.


O presidente Lula desafiou a plateia a mostrar se houve no país um presidente que tivesse investido mais em Educação do que ele durante inauguração dos sete campi do IFRN hoje (20) em Ipanguaçu.

“Peguem o mapa e vejam qual foi o presidente que mais investiu em Educação. Tem gente que chegou na presidência da República muito letrado, mas tão letrado que esqueceu que esse país tem uma maioria de gente pobre que nunca chegou na universidade”, disse, fazendo referência ao ex-presidente Fernando Henrique (PSDB).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3.) Suplicy descarta deixar o PT.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou hoje (20) que não pensa em deixar a legenda, como fez ontem (19) a senadora Marina Silva (AC), ao enviar carta à direção da sigla oficializando seu afastamento - o que já era esperado há alguns dias -, por discordar da política ambiental do governo.

O parlamentar disse que pretende “batalhar” para corrigir procedimentos “inadequados” que têm sido cometidos pela direção do partido, referindo-se à determinação da direção nacional do PT para que a bancada votasse contra, no Conselho de Ética do Senado, o desarquivamento das ações contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4.) INSS muda cálculo da aposentadoria por invalidez e do auxílio-doença.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mudou o cálculo do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez. Agora o cálculo levará em conta a média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994.

Pela fórmula anterior, quando o segurado tinha menos de 60% das contribuições exigidas como carência para a aposentadoria, o cálculo era feito pela média aritmética simples de todos os salários de contribuição desde julho de 1994. A mudança vai beneficiar a quem teve variações de salário, segundo o Ministério da Previdência.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5.) Inep vai recorrer de decisão que reabre inscrições do Enem.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vai recorrer da decisão da Justiça Federal no Rio de Janeiro que determina a reabertura das inscrições para a prova.

Em nota, o instituto, uma autarquia do Ministério da Educação (MEC), diz que não foi ouvido antes da decisão judicial e que as inscrições “transcorreram normalmente, não havendo registro de problemas relativos à exigência do CPF”. Segundo o instituto, o recurso tem o objetivo de assegurar o cumprimento do cronograma de aplicação do exame, previsto para os dias 3 e 4 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário