sábado, 22 de agosto de 2009

Plantão de Notícias 9h.

1.) A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) faz capacitação para supervisores e agentes de endemias municipais do Programa de Controle da Doença de Chagas, de alguns municipios do RN.

Dos 167 municípios do Estado, 30 são considerados de alto risco e a Sesap disponibiliza quatro laboratórios para realização de exames: Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó e Natal.

A Doença de Chagas é silenciosa, e só é percebida quando está na fase crônica - quando são raríssimos os casos de cura - e o ideal é que se descubra e se trate na fase aguda, em que o tratamento tem êxito.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2.) O Tribunal Regional Federal da 2ª Região cassou a liminar que prorrogava as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. A decisão foi tomada no começo da noite desta sexta-feira (21).

Pela determinação, quem não se inscreveu até o dia 19 de julho não poderá participar da avaliação. Mais de 4,5 milhões de candidatos fizeram seu cadastro.

O relator do agravo de instrumento impetrado pelo MEC (Ministério da Educação) foi o desembargador Reis Friede.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3.) Sob um forte aparato policial a prefeita patuense, Evilásia Moura (PSB), começou a ser ouvida, numa audiência judicial na Comarca de Patu, às 1oh de ontem (21). O processo de compra de votos ao qual é acusada Evilásia, poderá caçar seu mandato, assim como foi cassado o mandato de seu esposo, Ednardo Moura, que havia ganho o pleito de 2008, por conta de irregularidades judiciais, fora cassado, ocasionando novas eleições, no qual deu a vitória para Evilásia, que é esposa do ex-prefeito Ednardo, hoje secretário de saúde.

Muitos populares estiveram próximo ao Fórum, querendo uma informação. Muitos carros de polícia estavam por lá, porém o resultado ainda não se sabe.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
4.) O Rio Grande do Norte produziu 54,1 mil barris de petróleo por dia em julho e recuperou o posto histórico de maior produtor em terra do Brasil, após dois meses na segunda posição e de dificuldades para produzir no período - com os estragos que as chuvas causaram em algumas regiões produtoras.

A retomada, apontada em levantamento da Petrobras, levou o Amazonas de volta ao segundo lugar do ranking, mas não foi suficiente, entretanto, para que o RN voltasse ao ritmo de produção do início do ano. Para se ter uma ideia, o volume foi 2,4% inferior ao de março, mês em que chegou ao mais alto patamar de 2009. Também ficou mais de 2% abaixo do que atingiu em 2007 e 2008.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
5.) Municípios como Messias Targino, Janduís e Caraúbas, no Médio Oeste potiguar, já realizam, há muito tempo, suas Feiras Agroecológicas e Solidárias, um evento que impulsiona a economia dessas comunidades e traz enormes benefícios à saúde da população, que passa a consumir produtos de melhor qualidade, além de proporcionar melhoria para a vida dos pequenos produtores rurais, que têm uma fonte de renda a partir da venda daquilo que produzem.
Em Messias Targino, a Feira Agroecológica e Solidária acontece aos domingos, em Caraúbas ocorre no sábado, quando também se realiza a feira livre destas cidades. Produtos agrícolas produzidos sem agrotóxicos, produtos derivados do leite, mel de abelha produzido na Comunidade Junco de Cima e até peças de artesanato são vendidos ao consumidor messiense, que já se acostumou com a idéia, transformada em realidade graças à união dos pequenos produtores rurais e a uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outros órgãos que atuem nas políticas rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário