Páginas

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Plantão de Notícias das 09h

1. Lula tenta fazer programas sociais virarem lei

O governo deu início ontem a debate interno para tentar transformar em lei programas sociais desenvolvidos sob a gestão petista desde 2003.

Em reunião com quase 20 ministros da área social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a intenção de encaminhar ao Congresso, até o fim do ano, um projeto já chamado de Consolidação das Leis Sociais.
------------------------------------------------------------------------------

2. Planalto fará ofensiva para afrouxar Lei de Licitações

Na tentativa de evitar que a fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) continue a paralisar obras e para imprimir maior agilidade ao processo burocrático das licitações, o governo decidiu investir em duas frentes, enquanto aguarda o desejado acordo com os setores empresariais, jurídicos e políticos, que poderá dar rapidez aos projetos do pré-sal, da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.
-------------------------------------------------------------------------------

3. Agaciel aposta em Sarney para evitar punição


Avisado de que a comissão encarregada de investigar os atos secretos no Senado vai pedir a sua demissão a bem do serviço público, o ex-diretor-geral Agaciel Maia já negocia sua salvação. A estratégia de defesa é usar a recente safra de validação dos atos secretos como argumento para se livrar da punição, prevista na lei que trata da improbidade administrativa no serviço público. Esses boletins sigilosos foram usados, como revelou o Estado, para nomear parentes, amigos e criar privilégios para senadores e funcionários.
------------------------------------------------------------------------------

4. Euforia com País turbina a bolsa e dá força ao real

A euforia com o Brasil e o enfraquecimento global do dólar fizeram o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) atingir ontem o maior nível em 15 meses, com 63.759 pontos. O principal termômetro da bolsa brasileira acumula valorização de quase 70% em 2009. A moeda americana caiu 0,97% e encerrou a quinta-feira valendo R$ 1,739, menor cotação do ano.
------------------------------------------------------------------------------

5. Mantega admite reter restituição do IR

O governo admitiu ontem que está adiando o pagamento das restituições do Imposto de Renda das pessoas físicas por causa da forte queda da arrecadação de impostos e contribuições. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, tentou atenuar a decisão, argumentando que o procedimento é "normal", dada a situação do caixa federal, e afirmou que os contribuintes não serão prejudicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário