Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Plantão de Notícias das 10h

1. Laerte Bessa é vaiado e xinga manifestantes de "vagabundos"

O deputado Laerte Bessa (PSC-DF) caiu no bate-boca na madrugada deste domingo (5), após ser vaiado por uma multidão de jovens durante um evento musical em Brasília. Inconformado com as vaias, o delegado e ex-diretor da Polícia Civil do Distrito Federal partiu para o ataque e xingou o público.

“Isso é um desrespeito, seus vagabundos. Muitos de vocês que estão me vaiando são os mesmos que eu já coloquei na cela”, esbravejou o deputado. O fato ocorreu durante a apresentação da cantora Elza Soares no Festival de Música Candango, na Praça da República. O ex-deputado distrital Miquéias Paz, conhecido animador cultural da cidade, chamou Laerte Bessa ao palco, fazendo referência à emenda apresentada pelo parlamentar para destinar mais dinheiro à cultura de Brasília.
-------------------------------------------------------------------------

2. Justiça afasta presidente da assembleia do MT

Presidente da Assembleia Legislativa (AL) do Mato Grosso pela quarta vez e um dos mais poderosos políticos do estado, o deputado estadual José Riva (PP) tomou um susto na noite da última sexta-feira. Ele participava de um ato de filiação de lideranças locais ao seu partido quando recebeu de um oficial de justiça a notificação sobre sentença que o condena a ressarcir aos cofres estaduais R$ 2,65 milhões, pagos pela AL a uma empresa-fantasma, e a ter os direitos políticos suspensos por cinco anos.
--------------------------------------------------------------------------

3. Câmara retoma na terça negociação da PEC dos Cartórios

A semana promete começar agitada no Congresso e com as atenções voltadas para a Câmara. A última rodada de negociações sobre a Proposta de Emenda Constitucional nº 471/2005, a PEC dos Cartórios, será realizada nesta terça-feira (6) em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias. A discussão busca um acordo entre as lideranças partidárias antes da proposta seguir para votação no plenário, prevista para esta quarta-feira (7).

A PEC permitirá que cerca de os responsáveis por cartórios que assumiram o cargo pelo critério da hereditariedade - isto é, sem passarem pelo concurso público previsto na Constituição de 1988 - sejam efetivados como donos vitalícios. Entidades como a Ordem dos Advogados (OAB) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ) confirmaram presença na audiência e vão buscar barrar a proposta. Elas alegam que a proposição estabelece um “trem da alegria” dos cartórios, favorecendo indicações políticas.
--------------------------------------------------------------------------

4. Ministro cogita uso da Força Nacional em nova prova do Enem

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse neste domingo (4) que o novo modelo de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ser apresentado na quarta-feira (7). Ele aguarda a chegada do ministro da Justiça, Tarso Genro - que está em Copenhague, na Dinamarca - para apresentar as conclusões das reuniões que terá com o comitê de Governança do Enem, na segunda-feira (5), e com 55 representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e 38 reitores de institutos de educação profissional e tecnológica, na terça-feira (6).
---------------------------------------------------------------------------

5. Ciro e Marina adotam agenda intensa contra polarização PSDB-PT

Vitaminados pela recente exposição na propaganda partidária, o deputado Ciro Gomes (PSB-SP) e a senadora Marina Silva (PV-AC) têm se lançado numa intensa agenda de viagens para impedir que suas candidaturas à Presidência da República sofram de inanição. A estratégia é conservar o padrão de aparições para sobreviver à polarização entre PT e PSDB na corrida presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário