Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Plantão de Notícias 09h


1. ''Seria uma pena não levar o melhor avião e a melhor oportunidade''

O venda dos caças F-18 da Boeing à Força Aérea Brasileira aproximará os governos dos Estados Unidos e do Brasil e tornará a relação estratégica entre os dois países mais dinâmica e profunda. Esse foi o recado passado pela subsecretária de Estado para Controle de Armas e Segurança Internacional, Ellen Tauscher. "É uma grande oportunidade de aprofundar nosso relacionamento com o Brasil", disse Tauscher, que se reporta diretamente à secretária Hillary Clinton e esteve no Brasil em agosto para entregar ao governo brasileiro a carta da secretária.
---------------------------------------------------------------------------

2. Marina defende regra para pré-campanha na Lei Eleitoral

Em evento no qual foi saudada como pré-candidata do PV à Presidência, a senadora Marina Silva (AC) defendeu mudança na legislação eleitoral para que seja regulamentada a fase de pré-campanha. Em resposta às acusações de uso da máquina pela pré-candidata do governo, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, Marina disse que, independentemente de "picuinha de disputa eleitoral", a lei precisa ser cumprida.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem sendo acusado pela oposição de promover campanha fora do prazo, o que é proibido pela lei. A legislação eleitoral só permite atos para a promoção de candidaturas após as convenções partidárias, que serão realizadas em junho de 2010.
-------------------------------------------------------------------------------


3. Impasse sobre dia da restituição ameaça acordo

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, afirmou ontem que não dará seu aval ao governo de reconciliação, cuja formação está prevista para quinta-feira por acordo assinado sob pressão dos EUA, se antes não for restituído ao poder. "O governo de unidade só pode ser formado se estivermos de acordo e se eu for restituído", afirmou Zelaya, assegurando que consideraria o pacto rompido se não reassumir o cargo, do qual foi deposto num golpe de Estado em 28 de junho. O acordo, assinado na sexta-feira, incumbe o Congresso de decidir sobre a restituição, mas não estabelece datas.
--------------------------------------------------------------------------------


4. Senadores assediam Petrobras por verbas

Alvo de uma fracassada CPI no Senado, a Petrobras é assediada com frequência por senadores atrás de verbas para custear todo tipo de evento, de patrocínios a filmes e provas de motocross a renovação de contratos com rádios do interior. Há dois meses, logo após a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito que deveria investigá-la, a Petrobras fez, em sigilo, um levantamento dos pedidos encaminhados pelos senadores desde 2000. A Folha teve acesso aos dados que vão até o ano de 2004. São 50 páginas de tabelas que registram a data, o objeto do pedido e o nome do congressista.
----------------------------------------------------------------------------------


5. Marina admite que negocia apoio do PSOL

A senadora Marina Silva (PV-AC), pré-candidata à Presidência, disse ontem que tem mantido "conversas informais" com líderes do PSOL, entre os quais a ex-senadora Heloísa Helena (AL), em torno da política de alianças para a campanha de 2010. Marina, que veio a São Paulo dar uma palestra para alunos de direito internacional de uma faculdade privada, disse que a definição das alianças está a cargo de uma comissão montada pela direção do PV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário