Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Plantão de Notícias das 10h

1. Aliados cobram definição do PT em SP

A indefinição sobre o palanque que sustentará a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), em São Paulo na eleição de 2010 tem causado desconforto nos partidos da base governista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A força dos adversários tucanos e o histórico de derrotas do PT no maior colégio eleitoral do País levaram aliados a intensificarem a articulação no Estado para definir uma candidatura já no começo do ano que vem.
-----------------------------------------------------------------------------------

2. Contra Dilma, Serra sanciona lei de mudança climática

De olho na provável candidatura presidencial do próximo ano, aliados do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), já elencam temas considerados positivos para tratar na disputa eleitoral de 2010.

Serra e aliados se preparam para um possível embate com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Um exemplo é a Política Estadual de Mudanças Climáticas, que será sancionada hoje, com festa na sede do governo paulista. Em encontro na semana passada no PSDB-SP, tucanos enviaram mensagens on-line cobrando uma comparação maior nessa área.
-------------------------------------------------------------------------------------

3. Enade leva bomba

Com a imagem já desgastada depois das duas denúncias de violação de suas provas — uma em 20 de outubro, no interior do Rio de Janeiro, e outra no último dia 4, na Paraíba —, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deixou a desejar em itens essenciais como segurança e organização no dia da aplicação de suas provas, realizadas ontem por quase 1,1 milhão de graduandos matriculados em 7.080 cursos de 1.807 diferentes instituições situadas em 997 municípios de todo o país.
--------------------------------------------------------------------------------------

4. MEC cobra explicações sobre expulsão de aluna

O Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres vão cobrar explicações da Universidade Bandeirante (Uniban), de São Bernardo do Campo (SP), sobre a decisão de expulsar a aluna Geisy Arruda. Ela foi hostilizada por centenas de colegas por usar, em aula, um vestido visto por eles como muito curto. O incidente, em 22 de outubro, em que a jovem teve de ser resgatada por policiais para fora do campus, foi parar na internet.
---------------------------------------------------------------------------------------

5. Projeto do governo prevê menos poder para o TCU

As críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao TCU (Tribunal de Contas da União), responsabilizando-o por supostamente atravancar o crescimento do país ao paralisar obras públicas, estão contempladas num anteprojeto de lei, encomendado pelo governo federal, que prevê limitar a atuação do órgão.

Por este anteprojeto, que é o resultado de um estudo elaborado por uma comissão de advogados nomeados pelo Ministério do Planejamento, o poder do tribunal fica reduzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário