Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Plantão de Notícias das 10h


1. "Parlamentares serão cassados pelo voto", diz AMB

Atenta ao debate eleitoral antecipado, a Associação Nacional dos Magistrados Brasileiros (AMB) prevê uma renovação ampla no Congresso após a eleição de outubro do próximo ano. A entidade é categórica ao defender que a paralisia nos trabalhos legislativos, sobretudo no Senado com a crise dos atos secretos, surtirá efeito nas urnas e será uma das causas da mudança nos quadros.
-----------------------------------------------------------------------------------

2. Farra das passagens motiva ações populares

Duas ações populares que tramitam na Justiça Federal pretendem que os deputados envolvidos na farra das passagens aéreas restituam o dinheiro gasto irregularmente. Um das peças jurídicas, elaborada pelo advogado sul matogrossense Fernando Gonçalves, pede a devolução de R$ 4,7 milhões aos cofres públicos. O valor foi estimado na série de matérias feitas pelo Congresso em Foco a partir de março deste ano.
-----------------------------------------------------------------------------------

3.  Eleição resgata nomes do mensalão

A chapa do candidato favorito para vencer as eleições no PT domingo que vem, o ex-diretor da BR Distribuidora José Eduardo Dutra (SE), abriga oito petistas envolvidos, direta ou indiretamente, no escândalo do mensalão em 2005, o maior da história do partido.

Isso significa que uma vitória expressiva de Dutra já no primeiro turno abre espaço para que eles assumam cargos na direção do PT que terá a missão de eleger a ministra Dilma Rousseff presidente em 2010.
-------------------------------------------------------------------------------------

4. Líderes decidem adiar acordo sobre mudanças climáticas

Estados Unidos, China e outros países que participaram neste fim de semana de um fórum econômico em Cingapura decidiram adiar um acordo sobre metas concretas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. O acordo deveria ser estabelecido em dezembro na Convenção das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 15), em Copenhague (Dinamarca). Com o recuo de 21 países – responsáveis por 60% das emissões –, a convenção de Copenhague será apenas um encontro político para debate do tema sem acordos concretos.
--------------------------------------------------------------------------------------

5. BC troca diretor e fica menos ortodoxo

Reduto do pensamento econômico liberal no governo petista, a diretoria do BC (Banco Central) passa a ter uma feição um pouco menos ortodoxa.

O diretor de Política Monetária do órgão, Mario Torós, foi substituído ontem pelo economista Aldo Luiz Mendes, funcionário de carreira do Banco do Brasil e ex-presidente do conselho administrativo da Previ -o fundo de previdência dos funcionários do BB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário