Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Plantão de Notícias das 09h


1. Itaipu vai gerar menos em dia de temporal

Depois do blecaute que atingiu 18 Estados há uma semana, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) decidiu que a hidrelétrica de Itaipu deve gerar menos energia nos dias em que tempestades atingirem as linhas de transmissão que ligam a usina, no Paraná, ao Sudeste. A medida, que visa evitar cortes de carga, já foi adotada no último fim de semana.
--------------------------------------------------------------------------------------

2. PSDB vai explorar apagão na TV

A cúpula do PSDB decidiu discutir o apagão do sistema elétrico nas inserções de 30 segundos que o partido leva à TV a partir de hoje, nacionalmente. A ideia é tentar neutralizar a tática dos governistas de comparar o episódio da semana passada com o apagão e o racionamento de energia do governo Fernando Henrique, ocorridos em 1999 e 2001, respectivamente.

Mas não há decisão sobre a exploração do problema no programa de TV de 15 minutos do PSDB que será veiculado em 13 de dezembro. A estratégia é aguardar as explicações dos ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Dilma Rousseff (Casa Civil) ao Congresso.
---------------------------------------------------------------------------------------

3. PT quer atrasar Rodoanel para atrapalhar Serra

Depois de passar os últimos dias sob a mira dos tucanos por causa do apagão ocorrido na semana passada, o PT quer aproveitar o desabamento de três vigas nas obras do Trecho Sul do Rodoanel para dificultar os planos do PSDB para a corrida presidencial de 2010.

A estratégia, aplicada pelo PT paulista com aval do comando nacional da sigla, é afundar a administração estadual em investigações, para evitar que o governador José Serra (PSDB) capitalize os dividendos eleitorais da obra.
---------------------------------------------------------------------------------------

4. Lula: países ricos salvam bancos, mas não pobres

Numa reunião sobre segurança alimentar esvaziada pela ausência de alguns dos principais líderes mundiais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou países ricos de sabotar a agricultura de países pobres. E queixou-se da baixa prioridade dada pelos líderes mundiais ao combate à fome.
---------------------------------------------------------------------------------------

5. MP acusa ONG de conter greve e salário de mineiros

Enquanto a CPI das ONGs patina há mais de dois anos no Senado, entidades são usadas por patrões para remunerar sindicalistas, patrocinar eleições e conter greves e aumentos de salários de categorias profissionais. É o caso, segundo o Ministério Público do Trabalho, da ONG Terra Verde, de Criciúma, no sul de Santa Catarina, principal pólo produtor de carvão mineral do país.

Criada pela Carbonífera Criciúma, a maior produtora do minério na região, a ONG deveria atuar em projetos ambientais para recuperação de áreas degradadas pela exploração do carvão. De acordo com a denúncia, a entidade transferiu mais de R$ 27 mil, entre maio e fevereiro de 2007, para dois sindicatos que representam os mineiros que trabalham na empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário