Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Plantão de Notícias das 09h

Jobim faz carta de demissão após ameaça de mudar a Lei de Anistia

A terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), que propõe a criação de uma comissão especial para revogar a Lei de Anistia de 1979, provocou uma crise militar na véspera do Natal e levou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a escrever uma carta de demissão e a procurar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 22, na Base Aérea de Brasília, para entregar o cargo. Solidários a Jobim, os três comandantes das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha) decidiram que também deixariam os cargos, se a saída de Jobim fosse consumada.
___________________________________________________

Lula defende aliança para tentar evitar revés em SP

"Antes a gente perdia as eleições porque o PT era metido a besta, não fazia aliança política e aí juntava mil vereadores contra nós e a gente sempre perdia", disse ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em tom de advertência aos caciques de sua agremiação em São Paulo. Na festa de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na periferia de São Bernardo do Campo, diante de três mil pessoas da Vila São Pedro de céu fechado e ruas de terra batida, o presidente sugeriu parcerias com outros partidos para evitar novo revés do PT nas eleições estaduais, em 2010.
____________________________________________________

Lista de 50 personalidades da década inclui petista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido pelo jornal britânico Financial Times como uma das 50 personalidades que moldaram a década. A lista inclui Barack Obama, Osama bin Laden, Vladimir Putin, a cantora Beyoncé e até criadores do Twitter, Facebook e Google. Há uma semana, Lula foi eleito o "homem do ano pelo jornal francês Le Monde. O presidente, que ficou com a 11ª colocação na lista britânica, é apontado pelo jornal como o político mais popular da história do Brasil. "Charme e habilidade política sem dúvida contribuíram para isso. Mas o que faz o brasileiros o amarem é a baixa inflação", diz o jornal.
_____________________________________________________

Presidente faz roteiro de viagens a 21 países até julho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende reabrir o Palácio do Planalto em abril, quando a capital completa 50 anos. Pelos primeiros esboços da agenda para o último ano de governo, ele, no entanto, deve aproveitar pouco a reforma do prédio, pois quer visitar 21 países de janeiro até julho. Para o final de fevereiro, Lula programou um giro pela América Central e México, com paradas em Cuba, El Salvador e Haiti. Será a última vez que o presidente visitará as tropas da missão brasileira em Porto Príncipe antes do encerramento de seu mandato. Em março, o presidente quer ir a Israel, à Jordânia e à Palestina.
______________________________________________________

Supremo suspende demarcação de terra

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, suspendeu os efeitos do decreto presidencial, do último dia 21, que homologou a demarcação da terra indígena denominada Arroio-Korá, no município de Paranhos, em Mato Grosso do Sul.  Mendes concedeu liminar após mandado de segurança impetrado pelos proprietários da Fazenda Iporã, até que a decisão final de mérito seja julgada. A terra indígena, de povos guarani, tem 7.175 hectares, dos quais 184 ocupados pela fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário