Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

Plantão de Notícias das 09h

Governo infla números da nova versão do PAC

Planejado para dar o suporte à plataforma eleitoral da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff à Presidência, a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) nascerá no dia 29 de março inflada por natureza, prevendo cerca de R$1 trilhão em investimentos no período 2011 a 2014. Esse volume de recursos - o dobro da estimativa inicial do PAC-1, de R$ 504 bilhões, em janeiro de 2007 - já está sendo ventilado entre parlamentares e assessores do governo, e incluirá recursos orçamentários, das estatais e da iniciativa privada.
________________________________________________________

Jobim quer aumentar em 2/3 cargos na Defesa

O projeto de reestruturação das Forças Armadas, que éparte da Estratégia Nacional de Defesa do governo do presidente LuizInácio Lula da Silva, prevê a criação de 647 novos cargos de confiançana estrutura do Ministério da Defesa. Com o argumento de que asatribuições de sua pasta irão aumentar com os novos desafios nessaárea, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, encaminhou a Lula, emfevereiro, minuta do decreto com esse aumento do número de cargos. Sãoos chamados Direção e Assessoramento Superior (DAS), vagas de livreescolha do ministro, sem concurso. O pleito de Jobim está sendoanalisado na Casa Civil da Presidência da República.
__________________________________________________

Governo vê em bingos porta para a lavagem de dinheiro

O projeto que libera os bingos e as máquinas caça-níqueis abre um precedente para práticas como lavagem de dinheiro em razão da falta de estrutura para fiscalização de jogos de azar, segundo entendimento de órgãos do governo. O texto é listado como uma das prioridades do semestre na pauta da Câmara. Apenas DEM, PSDB e PSOL são contrários à votação. A proposta permite a abertura de casas exclusivas para bingos, videobingos e videojogo, onde poderiam jogar maiores de idade não viciados em jogo. As casas terão de devolver em prêmios entre 70% e 80% das apostas.
___________________________________________________

Ciência explica por que, no voto, emoção pesa mais que razão

Como o eleitor escolhe seus candidatos? A resposta, já há tempos intuída por políticos e marqueteiros e que agora ganha apoio da neurociência, é que, na definição do voto, emoções são significativamente mais importantes que a razão. Experimentos conduzidos nos EUA pelo psicólogo Drew Westen mostram que, com base apenas em questionários de cinco minutos sobre os sentimentos das pessoas em relação a certos temas, é possível prever com 80% de acuidade a resposta que elas darão a perguntas bastante precisas, como "o presidente mentiu ou disse a verdade?", "a Constituição autoriza ou não a adoção da medida proposta pelo governo?".
___________________________________________________

Secretários fazem caminho de volta ao Legislativo

A eleição deste ano vai provocar já no fim deste mês seus primeiros efeitos sobre a rotina dos Legislativos. Parlamentares que estão licenciados de suas funções, ocupando outros cargos, vão reassumir suas cadeiras para disputar novo mandato em outubro. Em São Paulo esse movimento já tem data para acontecer. Em 1º de abril, seis deputados, hoje auxiliares do governo José Serra (PSDB) ou da prefeitura de Gilberto Kassab (DEM), retornarão à Assembleia Legislativa ou à Câmara Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário