Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Plantão de Notícias das 11h

CBF impede que mais de dois mil torcedores vejam o treino da seleção

Em um treino tumultuado no CT do Atlético-PR, Kaká finalmente pisou no gramado. Na tarde de ontem, última atividade da seleção brasileira em Curitiba, o meia do Real Madrid foi a campo pela primeira vez e trabalhou fisicamente ao lado dos companheiros. A movimentação, porém, ficou marcada pela revolta da torcida. Mais de duas mil pessoas foram ao CT do Atlético-PR na esperança de ver o treino, mas acabaram barradas no portão. Em resposta, ofenderam novamente o técnico Dunga. A CBF argumenta que não liberou o acesso porque a Polícia Militar não deu garantias de segurança.
_________________________________________________

Grande parte das indústrias do RN continua movida à lenha

Uma rede de 285km de gasodutos corta o Rio Grande do Norte para levar gás natural a indústrias, residências, empresas comerciais e postos de combustíveis. Com elevado rendimento energético e impacto reduzido ao meio ambiente, o produto ajuda a mover a produção e a gerar energia para 742 clientes no Estado, em oito municípios. O alcance não é, porém, suficiente. Não, pelo menos, para viabilizar o uso em indústrias cerâmicas e panificadoras, segmentos que, em pleno século 21, continuam, em grande parte, movidos à lenha.
__________________________________________________

Grupo de representantes de entidades civis faz Governo instituir comitê de combate às drogas no RN

O governador Iberê Ferreira de Souza determinou a criação imediata de um grupo de trabalho para formular uma política específica de combate às drogas no Estado. A decisão foi tomada durante reunião na Governadoria, quando recebeu um grupo de representantes de entidades civis e de instituições públicas que atuam na prevenção e no tratamento de usuários de drogas. Dos participantes, Iberê recebeu um documento contendo uma série de sugestões para a elaboração do plano.
___________________________________________________

Ministro do Tribunal Superior do Trabalho está no RN esta semana para avaliação da 21ª Região do TRT

O corregedor-geral do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, encontra-se no Rio Grande do Norte esta semana. O objetivo é correição periódica ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-21). O procedimento acontece a cada dois anos nos 24 regionais distribuídos pelo país e tem o objetivo de fazer uma avaliação do desempenho dos TRTs. Durante cinco dias, todos os setores do TRT-21 estarão disponíveis para a prestação de informações e para responder a questionamentos realizados pelo ministro.
_____________________________________________________

Uern promoverá o 1° Simpósio de Letras Vale do Açu

Está prevista para o mês de julho a realização do 1º Simpósio de Letras do Vale do Açu (Simleva), no âmbito do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Assú. A abertura oficial do evento está antecipadamente agendada para o dia 21 de julho, às 19h30, com uma palestra que será proferida pelo vice-reitor da instituição, professor Aécio Cândido de Souza. De acordo com informação prestada pelo professor Akailson Lennon Soares da Silva, membro da comissão organizadora e responsável pela coordenação-geral do 1º Simleva, a palestra versará sobre Linguagem e Cultura.
____________________________________________________

Plantão de Notícias das 10h

Movimento de Combate à Corrupção intensifica ações no RN em favor da transparência dos gastos

O Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco) está intensificando as ações em favor da transparência nos gastos públicos das administrações municipais no Rio Grande do Norte. Depois de conseguir que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) disponibilize à consulta pública em seu site os dados sobre as despesas das prefeituras, o Marcco foi à sede da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), na tarde desta terça-feira (25), pedir ao presidente do órgão que estimule os municípios potiguares a implementarem o controle interno nas prefeituras.
____________________________________________________

Ponta do Mel é destaque potiguar no turismo

Representando Areia Branca, embarcou ontem, 25, para São Paulo, o gerente executivo de Turismo, Francisco Melo, para participar da 5º edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que acontece de 26 a 30 deste mês no Anhembi, em São Paulo. Com ele viajaram dois turismólogos do município. Areia Branca terá seu espaço no estande do Polo Costa Branca e leva cerca de 150 peças em artesanato confeccionadas na Associação das Mulheres Artesãs de Ponta do Mel. Esses trabalhos serão expostos na Feira de Roteiros Turísticos, que é o coração do evento.
_____________________________________________________

Procura por mamografia lota centros de saúde em Natal devido ao exame gratuito

A prevenção à saúde da mulher em Natal ganha reforços durante esta semana com a realização e agendamentos de exames de mamografias. A campanha é direcionada a mulheres acima dos 40 anos, que podem solicitar gratuitamente a marcação de exames, como conta a diretora do Centro de Saúde Reprodutiva Professor Leide Morais, Débora Torquato. Segundo ela, a campanha faz parte das ações da Secretaria Estadual de Saúde, que está sendo intensificada pela baixa procura da população.
_____________________________________________________

Escolas públicas do ensino fundamental recebem instrumentos musicais

Mais de 1.800 escolas públicas do ensino fundamental que oferecem educação integral, nas cinco regiões do país, começaram receber esta semana equipamentos e instrumentos musicais para o aprendizado dos estudantes. As escolas fazem parte do programa Mais Educação, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com estados e municípios. Das 1.813 escolas atendidas nesta remessa, 1.239 receberão a banda fanfarra, composta por 22 instrumentos, e 574 escolas, o conjunto de hip hop que tem oito peças.
_____________________________________________________

MP considera insatisfatórias condições sanitárias da Feira de Ceará-Mirim e exige mudanças

Mais uma feira está na mira do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Desta vez, é a "feira das cinco bocas", em Ceará-Mirim que deve se adequar às exigências do órgão. O promotor de justiça Antônio de Siqueira Cabral está à frente do caso, que já dura mais de três anos. Na época, a partir de denúncias feitas por moradores, o promotor solicitou vistorias da Coordenadoria da III Unidade Regional de Saúde Pública do RN e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RN, que confirmaram as reclamações e ainda apontaram outros problemas.
________________________________________________

Plantão de Notícias das 9h

Poder Executivo do Assú autoriza novamente antecipação da folha de pagamento dos servidores

Outra vez haverá a antecipação da folha de pagamento dos funcionários públicos municipais mediante prévia autorização do prefeito Ivan Lopes Júnior (PP). É o que transmite o secretário municipal de Administração, Francisco das Chagas Soares. O calendário de pagamento, elaborado desde o início da gestão, previa o desembolso para os dias 28 (sexta-feira) e 31 (segunda-feira) próximos. Porém, com a autorização do gestor, a folha será integralmente quitada nos dias 27 (quinta-feira) e 28 (sexta-feira).
__________________________________________________

Em Areia Branca seminário divulga políticas públicas voltadas para as mulheres marisqueiras e pescadoras

Governo do Estado, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater) e com apoio da Prefeitura de Areia Branca, realizou com sucesso o I Seminário Regional de Mulheres Marisqueiras, Maricultoras e Pescadoras. O seminário foi realizado sábado passado, das 8h às 15h, na Escola Municipal Professora Geralda Cruz. O evento teve como finalidade a divulgação das políticas públicas existentes e disponíveis para 100 mulheres dos diversos municípios costeiros da região.
__________________________________________________

Prefeitura de Mossoró implanta Portal da Transparência a 48 horas do prazo final

A Prefeitura Municipal de Mossoró disponibilizou link do Portal da Transparência em seu site oficial a 48 horas do prazo final estabelecido pela Lei Capiberibe. O secretário municipal de Planejamento, Canindé Maia, afirmou que a implantação do serviço se deu através de várias reuniões com representantes do Ministério Público. "O objetivo é dar o máximo de transparência possível. Agora qualquer pessoa terá informações sobre gastos com a folha de pagamento, diárias e demais despesas. É um retrato real das contas do município", frisou.
__________________________________________________

Obrigatoriedade de exibição de filmes nacionais em escolas é aprovado

Com parecer favorável da senadora Rosalba Ciarlini foi aprovado, ontem, 25, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), projeto de lei que obriga a exibição de filmes e audiovisuais nas escolas de ensino básico. Em seu relatório, Rosalba destacou que o objetivo é colocar o estudante em contato com a arte e cultura. Pelo projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT/DF), as escolas terão que exibir as produções brasileiras, no mínimo, por duas horas mensais.
__________________________________________________

Alto índice de mortalidade materno-infantil preocupa autoridades de toda a região Nordeste

Os números não mentem a respeito de óbitos de crianças menores de um ano na região Nordeste. A cada mil crianças nascidas vivas, 18 morrem. Apenas em Mossoró, de 2002 a 2006 foram registrados 347 óbitos de mulheres em idade fértil (19 a 49 anos), sendo 14 classificadas como mortalidade materna. Os números são da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) e foram apresentados ontem durante a Chamada Neonatal, no auditório da Universidade Potiguar (UnP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário