Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2010

Plantão de Notícias das 16h

Mais da metade dos Adolescentes infratores não deveria estar presa

Apesar de o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prever que o infrator somente poderá cumprir medida de internação quando tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou atentado à vida, a situação nacional é bem diferente. Segundo a subsecretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Carmem Oliveira, mais da metade dos adolescentes presos não cometeu delito grave.
______________________________________________________

Ministro da Ciência e Tecnologia garante grandes investimentos educacionais no RN

Em Natal para a inauguração do Instituto Internacional de Física da UFRN, na manhã de ontem, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, aproveitou a sua vinda ao Estado para uma visita de cortesia ao governador Iberê Ferreira de Souza. O ministro afirmou que contribuirá no que puder para o andamento das ações e projetos de sua pasta no Rio Grande do Norte. Com o Ministério de Ciência e Tecnologia, o Governo do Estado mantém parceria, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), num dos mais importantes centros de referência para o setor de aquicultura (reprodução e cultivo de organismos aquáticos).
_____________________________________________________

Natal ganha fórum permanente contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

As crianças e adolescentes de Natal estão sendo alvos de aliciamento de adultos em busca de sexo todos os dias e a sociedade civil organizada está se unindo para, com ações práticas, enfrentar essa rede criminosa, que se mostra cada vez mais articulada. Por isso, além de uma semana de intensas mobilizações, a Câmara Municipal do Natal, uma das integrantes de Rede de Parceiros, formada a partir de uma audiência pública promovida pela vereadora Júlia Arruda (PSB) em abril passado, instalou na manhã de ontem um Fórum Permanente de Enfrentamento à Exploração de Crianças e Adolescentes.
_________________________________________________________

Procuradoria-Geral ganha causa e garante continuidade de obras do Arena das Dunas

A Procuradoria-Geral do Estado, através da Procuradoria Especializada do Patrimônio, teve ganho de causa contra ação popular com pedido de liminar de paralisação das obras iniciais do estádio Arena das Dunas. O autor, Geraldo Forte, pedia o fim da demolição da Unidade Infantil Kátia Fagundes, por se tratar de patrimônio cultural desta cidade. O juiz Airton Pinheiro acatou os argumentos dos procuradores Raimundo Nonato e Marjorie Madruga, que alegaram que o prédio da creche, embora pertencente ao patrimônio público, não se enquadra no conceito de patrimônio cultural e histórico, conforme alegado pelo autor da ação.
__________________________________________________

Obras de saneamento no Seridó ampliam abastecimento para mais de 70 mil famílias

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, já iniciou a execução da obra da Adutora do Seridó, projeto que garantirá o abastecimento d'água dos municípios de Acari, Currais Novos e mais quatro comunidades rurais. O canteiro de obras já está instalado e um comboio com 15 caminhões carregados de canos chegou a Currais Novos ontem (24) com 10% da tubulação de todo o sistema adutor.
___________________________________________________

Plantão de Notícias das 15h

Feira de Emprego e Estágio do RN terá estandes com orientação de geração de empregos para diferentes perfis

A primeira edição da Feira de Emprego e Estágio do RN será realizada de quinta-feira (27) a sábado (29), no Centro de Convenções de Natal. A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) participa do evento através da divulgação e esclarecimento dos serviços e ações do Sine-RN e do Programa de Artesanato Potiguar (Proart). A entrada é gratuita.
_____________________________________________________

Assembleia garante projeto de regionalização do Samu para estender serviço a 100% do Rio Grande do Norte

Definir as ações para gestão da rede Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em todo o Estado. Este é o objetivo do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde, que receberá a adesão dos prefeitos de 117 municípios do Rio Grande do Norte. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Federação dos Municípios do RN (Femurn) promovem hoje (25) uma Assembleia Geral no auditório do Sebrae, às 10h, para assinatura do protocolo de intenções de adesão ao consórcio. O evento contará com a presença do secretário estadual de Saúde, George Antunes, e dos prefeitos dos 117 municípios.
_______________________________________________________

Parceria com o Sebrae instala no município de Janduís um Núcleo do Empreendedor Individual

Resultado de mais uma parceria de sucesso firmada entre a Prefeitura de Janduís e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi instalado na cidade um Núcleo do Empreendedor Individual (NEI) na sede da Casa da Família. De acordo com o protocolo de intenções assinado entre as partes, um servidor do quadro efetivo foi capacitado para esclarecer à comunidade sobre o projeto.
_________________________________________________________

Festival Municipal de Teatro prestará homenagem a um dos grupos pioneiros na dramaturgia em Areia Branca

Estão sendo iniciados os preparativos para a realização do II Festival Municipal de Teatro (II Femut). O evento é realizado pela prefeitura, por meio da Fundação Areia Branca de Cultura (Fundac) e programado para acontecer em outubro, como parte da programação comemorativa do aniversário de emancipação política do município. Este ano o festival prestará uma homenagem a um dos grupos pioneiros na dramaturgia local.
__________________________________________________________

Presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, acredita que não haverá esvaziamento nas sessões durante a campanha eleitoral

Após uma pequena intervenção cirúrgica para correção do olho esquerdo, o presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, o vereador Aldo de Oliveira Dantas (PMDB) retomou desde o início da semana as atividades normais à frente daquela Casa. Ele viajou a Natal na quinta-feira passada, onde foi submetido a cirurgia. O procedimento foi realizado pelo oftalmologista Antônio Martins, e na sexta-feira Aldo Dantas já estava de volta a Areia Branca.
___________________________________________________________

Plantão de Notícias das 14h

Macau será sede do primeiro seminário do Nordeste sobre ressocialização de detentos

A partir de hoje (25), a cidade de Macau vai receber o I Seminário de Capacitação para Voluntários da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac). O evento segue até amanhã, e o objetivo é orientar profissionais de todas as áreas a trabalhar na ressocialização de apenados. A Apac de Macau, que está sendo instalada, será a primeira do Nordeste. A disseminação de Apacs pelo país está entre as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que elegeu 2010 como o ano para trabalhar a causa carcerária.
______________________________________________________________

Campus do IFRN realiza exposição de trabalhos sobre a obra "Alice no País das Maravilhas"

O início do ano letivo no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) em Macau trouxe novas perspectivas para toda a população. O impulso que a região de Macau e adjacências estão recebendo em relação às práticas educacionais e ensino vem crescendo a cada ano. O exemplo disso é o que tem acontecido com os novos horizontes propostos pelo Instituto para o Ensino da Língua Inglesa.
___________________________________________________________

Carlos Eduardo Alves inicia debate em torno do programa de governo em seminário realizado em Mossoró no final de semana

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) iniciou por Mossoró a série de reuniões com o objetivo de preparar o programa de governo que pretende aplicar caso seja eleito governador do Rio Grande do Norte em outubro próximo. As propostas colhidas nesses encontros farão parte do plano de governo a ser apresentado pelo pré-candidato a governador Carlos Eduardo durante à campanha eleitoral.
________________________________________________________

CCJ da Assembleia aprova remanejamento de 11%

Em reunião na manhã de ontem, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou o projeto que aumenta o percentual de remanejamento de verbas do Orçamento Geral do Estado de cinco para 11,85%. Depois de votado e aprovado por unanimidade, o projeto foi encaminhado à Comissão de Finanças da Casa, onde será votada antes de ir ao plenário. Participaram da reunião os deputados Fernando Mineiro, Wober Júnior, Gustavo Carvalho e Luiz Almir.
_________________________________________________________

Sandra reúne grupo de combate às drogas com governador

A deputada federal Sandra Rosado (PSB), acompanhada da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) e do vereador Lahyrinho Rosado (PSB), viabilizou o encontro de representantes de entidades civis e de instituições públicas que atuam na prevenção e no tratamento de usuários de drogas no Rio Grande do Norte com o governador Iberê Ferreira de Souza.
________________________________________________________

Plantão de Notícias das 11h

Coordenação da Expofruit inicia serviços de limpeza e montagem de estandes

A coordenação da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) inicia esta semana os serviços de limpeza do Cento de Exposição (Expocenter), espaço reservado para realização do evento. Paralelamente, também serão desenvolvidos trabalhos de montagem da estrutura física da Feira. Segundo a coordenação, a Expofruit 2010 será montada em um espaço de 15.000 m², com 300 estandes, cada um medindo 12 m². Os trabalhos de limpeza e montagem dos estandes deverão estar concluídos até o dia 7 de junho.
__________________________________________________________

Ação Global realiza mais de 74 mil atendimentos

A 15ª edição do programa Ação Global realizou mais de 74 mil atendimentos nas áreas de saúde, cultura, educação, cidadania, lazer e capacitação profissional, entre outros. A iniciativa foi desenvolvida no último sábado, 22, na Escola Estadual Abel Coelho. O Ação Global é promovido anualmente pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a Rede Globo de Televisão, instituições, empresas e voluntários. Nesta edição, foram contabilizadas 60 entidades parceiras para a realização de mais de 50 serviços diferentes.
___________________________________________________________

IFRN promove programação especial para Semana do Meio Ambiente

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus de Mossoró, inicia amanhã, 26, a programação da Semana de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) 2010. O evento será realizado até sábado, 29, na sede da entidade. A Semana traz como tema geral "Saúde, Meio Ambiente e Segurança para o Desenvolvimento Sustentável". Segundo o diretor acadêmico do IFRN em Mossoró, professor Jailton Barbosa, a programação contará com palestras, oficinas, cursos de capacitação, momento cultural, concursos e exposição de fotografia, apresentações de vídeos e filmes socioambientais, entre outras atividades.
___________________________________________________

Campanha é estendida e inclui vacina em crianças de até 5 anos

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo da campanha de vacinação contra o vírus H1N1 em todo o país. Além de estender o período para quem ainda não se vacinou, a coordenadora de imunizações do município, Norma Sena, disse que o ministério ainda habilitou uma nova faixa etária para se vacinar. Desta vez, as crianças com até cinco anos incompletos poderão receber a dose nos postos de saúde. Ela informou que não foram enviadas doses adicionais para Mossoró. No entanto, os postos ainda possuem a quantidade suficiente para continuar o trabalho com a população até a data prevista.
______________________________________________________

Palestra discute violência nas escolas públicas de Mossoró

Um projeto de extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) com o objetivo de enfatizar os princípios da educação popular discutirá hoje um tema de grande apelo social: a violência na escola. Coordenado pelo professor Jean Mac Cole Tavares, o Grupo de Leitura e Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular (Lefreire) realiza mais uma atividade dentro de um ciclo de palestras, a fim de estreitar as relações entre a sociedade e a Universidade.
________________________________________________________

Plantão de Notícias das 10h

População quer informações de concursos públicos da Prefeitura de Mossoró

Ansiosos por uma oportunidade de emprego, leitores do jornal O Mossoroense solicitaram informações a respeito de um concurso público que estaria em andamento na Prefeitura Municipal de Mossoró. "Queria saber sobre as 197 vagas de emprego que foram abertas esta semana na Prefeitura de Mossoró. Como vai ocorrer a seleção? Quando e quem vai organizar o concurso? Como disseram que será uma seleção simplificada, quero por favor saber as datas", questionou Sandra Maria Batista.
__________________________________________________________

BR 226 chega ao território de Pau dos Ferros

O agricultor Manoel Cícero dos Santos, 70 anos, já avista da Fazenda Retiro, onde mora próximo a Pau dos Ferros, o "ronco das máquinas, as explosões das dinamites e a nuvem de poeira causados pela obras de construção da BR 226, que tem o quilômetro zero no entroncamento das BRs 101/304 e 406, em Natal, e como ponto final na divisa com o Estado do Ceará, no município de Encanto.  Quanto ao investimento que está sendo feito na rodovia, o engenheiro Fernando Rocha, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), informa que a obra tem previsão de R$ 85 milhões, sendo que R$ 77 milhões provenientes do Governo Federal e o restante do Tesouro Estadual.
______________________________________________________

Festa das flores começa no sábado

Começa no próximo sábado, 29, a festa das flores, um dos eventos mais tradicionais do município de Macau, que acontece na localidade de Diogo Lopes. O evento, que atrai pessoas de várias cidades e até de Estados vizinhos, acontece paralelamente aos festejos da padroeira da localidade: Nossa Senhora da Conceição. Serão dois dias de festa (29 e 30).
_______________________________________________________

RN ganha Instituto Internacional de Física

O Rio Grande do Norte avança no desenvolvimento científico e tecnológico. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugurou ontem, às 9h, o Instituto Internacional de Física (IIF), que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento tecnológico e científico do país e, de forma particular, das regiões Norte e Nordeste. A inauguração do instituto contou com a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do cientista americano David Gross, Prêmio Nobel de Física em 2004.
__________________________________________________________

Pesquisa faz PSDB voltar à carga para Aécio ser vice

Sob o impacto do último Datafolha, que registra um empate com a petista Dilma Rousseff para a Presidência, a coordenação de campanha de José Serra (PSDB-SP) se reúne hoje para redesenhar sua estratégia e agenda, que agora será intensificada. Além disso, o partido pretende fazer uma nova investida sobre Aécio Neves, que volta amanhã após 25 dias fora do país, para que o mineiro aceite ser vice na chapa. O comando da campanha avalia que, com Aécio como vice, Serra somaria mais 2 milhões de votos, ao menos. Aécio encontrará um cenário em que aliados, antes relutantes, recomendem que reconsidere. Na semana passada, o secretário-geral do PSDB-MG, Lafayette de Andrada, expressou esse desejo -foi a primeira vez que um dirigente tucano em MG admitiu a chapa puro-sangue.
______________________________________________________

Plantão de Notícias das 9h

Para sociólogo, Brasil ainda vive um abismo social

Na contramão dos estudos que apontam melhora da distribuição de renda no Brasil, o sociólogo Jessé Souza afirma que o país ainda vive uma "desigualdade abissal" em sua sociedade. Coordenador do Centro de Pesquisa sobre Desigualdade Social da Universidade Federal de Juiz de Fora, Souza lançou recentemente o livro "A Ralé Brasileira", em que estuda as características dessa "parcela da população que vive como subgente". A seguir, trechos da entrevista concedida por Souza.
_______________________________________________________

Gastos do governo com publicidade crescem 63%

Impedido de fazer publicidade dos órgãos públicos nos 90 dias que antecedem as eleições, o governo Lula acelerou os gastos com propaganda. Nos primeiros quatro meses do ano, já foram desembolsados R$ 240,7 milhões - 63% a mais do que no mesmo período de 2009. Para promover a imagem e as ações do governo, o orçamento total para a propaganda chega a R$ 700,4 milhões, 29,2% a mais do que no ano passado. Estão de fora dessa conta os valores gastos pelas estatais. A Secretaria de Comunicação da Presidência nega, em nota, motivação eleitoral.
______________________________________________________

Força-tarefa contra notas falsas

A Polícia Federal e o Banco Central decidiram unificar suas forças para diminuir a falsificação de dinheiro no país. Nos últimos dois anos, as autoridades brasileiras começaram a intensificar operações de combate a esse tipo de crime, que vinha crescendo. O motivo é a valorização do real (1)diante de outras moedas. Na semana passada, a PF tirou de circulação pelo menos 240 mil notas falsas em São Paulo. A quadrilha presa tinha ramificações em outros estados e distribuía, por mês, pelo menos R$ 250 mil em dinheiro irregular. Para chegar aos criminosos, a PF também alterou sua forma de investigação e agora mira os fabricantes.
___________________________________________________

Inauguração de complexo de Santa Rita de Cássia será dia 27 de junho

Durante a procissão de Santa Rita de Cássia, padroeira do município de Santa Cruz, no último sábado (22), o governador Iberê Ferreira de Souza anunciou a inauguração do complexo turístico e religioso de Santa Rita de Cássia já para o dia 27 de junho. A procissão, que levou milhares de pessoas de todo o Rio Grande do Norte às ruas da cidade, encerra a programação religiosa em homenagem à santa.
____________________________________________________

Festa de Santana exaltará a juventude

O café da manhã com a imprensa, promovido pela Paróquia de Santana, neste sábado (22), teve uma conotação diferente dos anos anteriores. Monsenhor Edson Medeiros, pároco de Santana, reuniu a imprensa e segmentos da sociedade, visando acolher sugestões para a programação da festa em 2010. Os festejos já começam no dia 1º de julho, quando a cidade recepcionará a imagem de Santana restaurada. Se o aeródromo Ruy Pereira já esteve aberto para pousos, a imagem virá de avião de Natal para Caicó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário