Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Plantão de Notícias das 11h

Federação articula protesto que pode levar a omissão de lideranças municipais na eleição de 2010

Após avaliarem os resultados da Marcha dos Municípios como frustrantes, prefeitos de todo o país encaminham ações de retaliação ao posicionamento adotado pelo Governo Federal para combater os efeitos gerados pela crise mundial aos municípios. Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (Amorn), Marcos Aurélio Rego, a inexistência de um plano de combate imediato aos efeitos da crise, amplia as dificuldades dos municípios que acabaram absorvendo prejuízos incomensuráveis que continuam a afetar o andamento das administrações municipais em todo o país.
________________________________________________

Ação do MPF garante distribuição de leite especial para crianças com doença rara

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) conseguiu obter na Justiça importante vitória para uma criança de apenas três meses que nasceu com uma doença rara e precisa de leite especial para sobreviver. Uma decisão da 4ª Vara da Justiça Federal, em caráter liminar, determinou ao Estado do Rio Grande do Norte o fornecimento mensal de cinco latas do leite MSUD-1, uma fórmula importada e cara, para a pequena M.V.B. Também foi determinado o fornecimento do referido leite a todos os pacientes que dele necessitem, na quantidade indicada conforme prescrição médica.
_________________________________________________

Sindicato dos Auditores do RN vai ouvir as bases no interior para elaborar relatório de reivindicações da categoria

A diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN está percorrendo todo o Estado visitando os locais de trabalho da Secretaria de Estado da Tributação. A ideia é conversar pessoalmente com cada auditor fiscal, aproximando o sindicato da categoria, ouvindo as principais reivindicações para elaborar um relatório sobre as condições de trabalho do Fisco e seus pleitos. Esta semana foram visitados 11 postos fiscais (Caraú, Passa e Fica, Baraúna, Mossoró, Baixio, Gessi Moreno, Lagoa de Pedra, Jardim de Piranhas, Serra Negra, Junco e Carnaúba dos Dantas), além de serem realizadas oito reuniões nas URTs de Natal e do interior.
________________________________________________

Mosca da Fruta precisará de ação de monitoramento extra no Apodi devido a danos graves na agricultura

Um trabalho da Prefeitura do Apodi via Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, juntamente com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), objetiva realizar no município de Apodi um monitoramento da Mosca da Fruta, um problema grave para a agricultura em geral em todo o Rio Grande do Norte. O secretário de Agricultura de Apodi, Eron Costa, esteve acompanhando o técnico em Agropecuária do Idiarn, Neuton da Costa Meneses, que instalou em Apodi duas armadilhas de monitoramento da Mosca da Fruta (Anastrepha Grandis).
___________________________________________________

Projeto Palco Giratório do Sesc Nacional selecionará peças teatrais de grupos das cidades de Janduís e Caicó

A Curadoria do Serviço Social do Comércio (Sesc) avaliou três espetáculos de teatro de rua de Janduís neste sábado, 22, no Sesc Seridó, em Caicó. Participaram da seleção nacional os grupos Balai de Artes, com a peça "A Menina Enterrada Viva", Ciranduís, com "O Fuxiqueiro" e Filhos do Sol, com "Retratos". De Caicó, concorre o grupo Cacimba, com a peça "Zé Vagão da Roda Fina e Sua Mãe Leopoldina". A participação de grupos locais na seleção do Palco Giratório do Sesc Nacional é inédita e poderá garantir à peça selecionada apresentação em todo o Brasil, durante o ano de 2011.
__________________________________________________

Plantão de Notícias das 10h

V Festival de Inverno será aberto amanhã com 1ª Semana de Turismo Rural na Agricultura Familiar

A Emater-RN realiza, de segunda-feira (24) a sexta-feira (30), a 1ª Semana de Turismo Rural na Agricultura Familiar na Serra de São Bento, na região agreste. O evento abre a programação do V Festival de Inverno do município e consta de palestras, oficinas, exposições, comercialização de artesanato e comidas típicas e caminhadas ecológicas. A Semana do Turismo Rural é patrocinada pelo Governo do Estado, executada pela Emater-RN, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDS), Rede de Assistência Técnica e Extensão Rural para o Turismo e Artesanato (Traf), Associação Comunitária Serra Viva e prefeitura local.
____________________________________________________

Caixas Eletrônicos serão adaptados em Natal para uso de portadores de deficiência físico-motora

A prefeita Micarla de Sousa (PV) sancionou a 21ª lei de autoria do vereador Ney Lopes Jr. (DEM) da Lei de nº 6.097/2010, que tem por finalidade obrigar às instituições bancárias e financeiras a adaptar os caixas eletrônicos para o uso dos portadores de deficiência físico-motora. Segundo a norma, os caixas eletrônicos deverão ser instalados em áreas com espaço suficiente para a permanência e movimentação de usuários de cadeira de rodas.
_____________________________________________________

Diretora do Teatro Alberto Maranhão acredita que incompatibilidade administrativa vai tirá-la do cargo

Diretora do Teatro Alberto Maranhão desde 2003, Hilneth Correia está com os dias contados no cargo, graças a "questões político-administrativas" pendentes com a Fundação José Augusto. Ela não detalha que problemas são esses, mas sabe que está ameaçada. "Eu continuo diretora do teatro. Não saí ainda. Tenho tido alguns problemas de relacionamento. Existem coisas que vão se arrastando ao longo desses dois anos e meio, nada definido", disse, sabendo que "pediram sua cabeça".
_______________________________________________________

Mapeamento fotográfico servirá para complementar os estudos da arborização urbana da cidade do Natal

Com a proposta de fazer um imageamento termal da cidade para identificar os pontos de maior concentração de calor, uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) fez na terça-feira, 18 de maio, um sobrevoo de aproximadamente 40 minutos, que contou com o apoio da Base Aérea de Natal. As fotos servirão para complementar os estudos da arborização urbana da cidade. O sobrevoo partiu da base aérea de Natal, às 14h, passando pelo Morro do Careca, Via Costeira, Rio Potengi, incluindo a Zona Norte da cidade.
___________________________________________________

Inscrições para concurso público começam hoje

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) informa que as inscrições para o novo concurso público da entidade terão início hoje. Para a seleção, estão sendo oferecidas 83 vagas para cargos de nível médio e superior. O concurso será desenvolvido por intermédio da Comissão de Concurso para Técnicos Especializados (CCTE). O Edital do Concurso Público de Provas e Títulos para o ingresso nos cargos de Agente Técnico Especializado, Técnico de Nível Superior em diferentes áreas, Instrutor Musical, Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais e Instrutor de Língua de Sinais já está disponível no site da Universidade, no endereço eletrônico www.uern.br.
_____________________________________________________

Plantão de Notícias das 9h

Criançada da Baixinha se diverte e aprende com O Pessoal do Tarará

A comunidade da Baixinha, localizada no Abolição I, tem a oportunidade de um contato mais direto com a arte e o fazer artístico. Desde que começaram as atividades do subprojeto ''Embaixo da Castanhola'', do Ponto de Cultura Baixinha Berço das Artes, do grupo de teatro O Pessoal do Tarará, as crianças da comunidade estão tendo a oportunidade receber orientação cultural.
______________________________________________________

Serviços polarizados para outras 36 cidades

Oficialmente, o município de Pau dos Ferros tem pouco mais de 27 mil habitantes, porém o quadro real do número de pessoas circulando na cidade diariamente passa de 50 mil, que vêm à procura de serviços públicos, privados, comércio e bancos. Se considerar as cidades da Paraíba e Ceará, convergem para Pau dos Ferros 1,2 milhão de habitantes.
_______________________________________________________

Número de mulheres presas sobe 219%

Pesquisa divulgada na última quarta-feira pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) do Ministério da Justiça revela que, de 2005 a 2009, aumentou em 219% o número de mulheres presas no Rio Grande do Norte. Em 2005, de acordo com a pesquisa, 108 cumpriam pena e em 2009 já eram 237, a maioria por envolvimento com o tráfico de drogas. Estupro, homicídio qualificado, extorsão mediante sequestro, tráfico de drogas. O número de pessoas presas por crimes hediondos, como é conhecido esse tipo de violência no Código Penal Brasileiro, aumentou em todo o País nos últimos cinco anos, segundo o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) do Ministério da Justiça.
____________________________________________________

Futebol de Upanema se destaca na região

Quase todos os brasileiros crescem sonhando em ser jogador de futebol, mas o caminho até o futebol profissional é longo e árduo, especialmente para os jovens que saem do interior. No município de Upanema não é diferente. Os meninos crescem em meio ao futebol, sonhando em viver da bola. Sonho que tem se tornado mais possível graças à criação do Upanema Futebol Clube em 2006. Os mentores do time escolheram o ex-atacante Vivi, com passagem pelo futebol mossoroense e artilheiro na Paraíba, para tocar o projeto.
_____________________________________________________

Internet banda larga não chega às escolas

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), 362.801 estudantes, de 563 escolas públicas, já acessam Internet banda larga nas unidades escolares do Rio Grande do Norte. Porém, na prática, a realidade está bem diferente do que se pensa lá em Brasília (DF). A verdade é que na maioria das escolas públicas os alunos não conseguem acessar internet e por vários motivos.
____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário