Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Plantão de Notícias das 10h

1. Comissão aprova investimento mínimo em cultura

A comissão especial destinada a analisar quatro propostas de emenda à Constituição (324/01, 427/01, 150/03 e 310/04) que vinculam recursos públicos para a cultura aprovou, na tarde desta quarta-feira (23), parecer favorável ao investimento mínimo de dinheiro estatal no setor.

Pela proposta, que agora segue a plenário, a cultura deverá receber pelo menos o equivalente a 2% dos impostos federais, 1,5% dos impostos estaduais e distritais e 1%do impostos municipais.
---------------------------------------------------------------------

2. Com 60% de renovação, nova equipe deve priorizar qualificação e concurso

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Milton Marques de Medeiros, anunciou ontem na sede da Reitoria da instituição os novos nomes que irão compor a equipe de sua segunda gestão.

Segundo Milton Marques, a antiga administração deixou bons resultados e números positivos para a Uern. "Nessa nova gestão teremos uma instituição mais voltada para o ensino, mas sem esquecermos os esforços para a pesquisa e, sobretudo, levarmos até à sociedade tudo que é produzido pela Universidade".
----------------------------------------------------------------------

3. Cerca de 10% dos leitos para acidentados

Os dois maiores hospitais de urgência e emergência do Rio Grande do Norte destinam, juntos, aproximadamente 10% dos seus leitos para vitimados em acidentes do trânsito. O disparate é ainda maior quando os números são analisados separadamente. Enquanto o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, atendeu a 58 pacientes com traumatismo oriundo de acidentes no trânsito nos vinte primeiros dias deste mês, no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, essa cifra é cinco vezes maior.

O operário Antônio Júnior da Silva foi um dos 316 pacientes a dar entrada no HRTM desde o início do mês. O que eles têm em comum? Todos foram vítimas de acidentes no trânsito. A diferença é que, com apenas 24 anos de idade, Antônio Júnior retorna pela terceira vez a um leito hospitalar pelo mesmo motivo.
------------------------------------------------------------------------

4. Comperve apura fraude no PSV da Uern

Suspeita de fraude no vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para o curso de Medicina está relacionada ao sistema de cotas adotado pela universidade desde 2006.

Uma aluna aprovada no Processo Seletivo Vocacionado (PSV) da universidade em fevereiro deste ano através desse sistema - que assegura aos estudantes oriundos de escolas públicas 50% das vagas ofertadas nos cursos - teria conquistado uma vaga em Medicina como cotista (somente para alunos que estudaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas), quando, supostamente, teria estudado em escola particular.
-------------------------------------------------------------------------

5. Dom Mariano Manzana faz visita ao papa Bento XVI

O bispo diocesano de Mossoró, dom Mariano Manzana, visitou o papa Bento XVI, em Roma, no último fim de semana, acompanhado de alguns padres da Diocese de Santa Luzia e outros bispos da regional Nordeste da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Mariano está em Roma participando da visita "ad Limina Apostolorum", ato que a cada cinco anos, todo bispo tem de fazer. Consiste em visitar o papa, partilhar com ele problemas das regiões onde os bispos atuam e percorrer trajetos feitos pelos apóstolos Pedro e Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário