Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Plantão de Notícias das 10h

1. Muita terra na mão de poucos

Se a desigualdade de renda no Brasil já escandaliza, a concentração no uso da terra impressiona ainda mais. E o que é mais grave: a distribuição piorou nos últimos dez anos.

O Censo Agropecuário, que visitou mais de cinco milhões de fazendas em 2006 e foi divulgado ontem pelo IBGE, mostrou que há muita terra na mão de poucos. O Índice de Gini do uso do solo no Brasil é de 0,872, muito próximo de um, o que indicaria o nível máximo de concentração.
------------------------------------------------------------

2. Comitê Organizador de Madri pede desculpas ao Rio

A chefe do Comitê Organizador Madri 2016, Mercedes Coghen, pediu desculpas na noite desta quarta-feira ao Brasil pelas declarações do vice-presidente do Comitê Olímpico Espanhol e presidente da Federação Espanhola de Atletismo, José Maria Odriozola, sobre a candidatura carioca.

As declarações foram feitas durante uma entrevista coletiva no QG da candidatura espanhola no centro de Copenhague. Odrizola, no entanto, que estava presente, disse que mantinha suas críticas antes e depois do pedido de desculpas e que só declarou aquilo que pensava.
----------------------------------------------------------

3. TSE rejeita contas do PPS e suspende fundo partidário

O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu os repasses do fundo partidário do PPS, por um ano, a partir da publicação da decisão no "Diário da Justiça" eletrônico. A medida é consequência da desaprovação das contas do PPS de 2005, em fevereiro.

O plenário do TSE indeferiu ontem à noite o pedido de reconsideração do PPS e manteve a desaprovação das contas da legenda. Apesar da rejeição das contas em fevereiro, o PPS continuou a receber os repasses do fundo até o julgamento definitivo do pedido de reconsideração.
---------------------------------------------------------

4. Gesane Marinho se filia ao PMN

A deputada estadual Gesane Marinho já tem uma nova filiação. Ao contrário do que se pensava, a parlamentar não seguiu para o PP, que ainda é controlado no estado pelo grupo do deputado estadual Robinson Faria. O destino de Gesane foi o PMN, mesmo partido do presidente da Assembleia Legislativa.

Após embates internos no PDT, principalmente com o deputado Álvaro Dias, Gesane ensaiou a saída da legenda em 2007, mas teve que recuar temendo que seu mandato fosse questionado após a resolução do TSE sobre a fidelidade partidária. No entanto, agora ela foi liberada pelo partido.
---------------------------------------------------------

5. Lula em Copenhague para eleição da sede dos Jogos Olímpicos de 2016

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está em Copenhague para acompanhar a escolha da sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, que acontece nesta sexta-feira, dia 2.

Lula fará parte da delegação do Rio de Janeiro, que poderá se tornar a primeira cidade da América do Sul a receber o evento esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário