Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010


Plantão de Notícias das 09h

STJ determina a suspensão integral da Castelo de Areia

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, determinou a suspensão imediata de todos os processos e inquéritos derivados da Operação Castelo de Areia, que investiga supostos crimes financeiros da construtora Camargo Corrêa. Cesar Asfor Rocha, que dirige o segundo tribunal mais importante do país, acolheu em caráter provisório (liminar) os argumentos apresentados pelo advogado Celso Vilardi, que defende a empresa. Segundo Vilardi, a investigação começou ilegalmente com a quebra de sigilos telefônicos a partir de uma denúncia anônima. O advogado reuniu decisões anteriores do próprio tribunal que afastavam a possibilidade de denúncias anônimas serem usadas para quebras de sigilo.
__________________________________________________

Índios são 15% dos miseráveis no mundo, aponta ONU

Relatório divulgado ontem pela ONU (Organização das Nações Unidas) revelou que os índios, apesar de representarem só 5% da população mundial, são 15% dos mais pobres do mundo. Nas áreas rurais, eles chegam a ser um terço dos 900 milhões de habitantes em situação de miséria extrema. O estudo considera indígenas os descendentes das populações originárias de regiões depois colonizadas por outros povos, como os índios brasileiros e os aborígenes australianos. Estima-se que, atualmente, eles cheguem a 370 milhões de pessoas e representem 5.000 culturas distintas. Juntos, ocupam cerca de 20% do território do planeta, distribuídos por 90 países.
___________________________________________________

Arruda omite do STJ pagamento de R$ 24 mi

O governo de José Roberto Arruda (sem partido) omitiu do STJ (Superior Tribunal de Justiça) um pagamento de R$ 24, 2 milhões na área de informática, afirma a subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge, em documento ao qual a Folha teve acesso. Na investigação do mensalão do DEM, o STJ mandou o governo Arruda informar todos os pagamentos de serviços de informática -área que pagaria propina ao governador e a seus aliados em troca de contratos. Entregue no dia 7 passado, o relatório foi analisado de forma preliminar pela procuradora.
____________________________________________________

Pastoral do Idoso é a mais afetada sem Zilda

A maior preocupação entre os que participam dos projetos legados por Zilda Arns não é com a Pastoral da Criança, e sim com a Pastoral da Pessoa Idosa, da qual a médica era a coordenadora nacional. Fundada oficialmente em novembro de 2004, a pastoral atende 165 mil idosos em 700 municípios brasileiros -números ainda bem menores do que os da Pastoral da Criança, que tem o prestígio de 26 anos de atuação e atende 1,6 milhão de crianças em 20 países. "Estamos ainda atordoados", diz a secretária-executiva da Pastoral da Pessoa Idosa, irmã Terezinha Tortelli, que balança a cabeça com preocupação quando questionada sobre o futuro da instituição sem Zilda.
_____________________________________________________

Palanques oficiais para Dilma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está intensificando a mobilização de ministros e governadores aliados para definir um roteiro de obras federais que serão inauguradas ou visitadas no primeiro semestre deste ano para expor a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República. Lula acertou ontem com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e com os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e do Piauí, Wellington Dias (PT), visitas à Transnordestina nesses estados, em março. Na próxima quinta-feira, Lula comandará a primeira reunião ministerial do ano para montar o plano de campanha e cobrará empenho de todos na execução dos projetos prioritários de cada pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário